O que são os implantes dentários, quais as principais indicações e como são feitos

30/06/2020 Categoria: Implantes
O que são os implantes dentários, quais as principais indicações e como são feitos

Resolvi escrever essa série de artigos sobre os implantes dentários porque percebo que as pessoas têm muitas dúvidas sobre esse tema. É muito caro? Dói pra fazer? É melhor que dente? Entre tantas outras. Vamos começar falando o que são os implantes dentários, quais as principais indicações e como os implantes são feitos.

O QUE SÃO OS IMPLANTES DENTÁRIOS?

Basicamente, os implantes dentários são parafusos de titânio que são instalados nos ossos maxilares para substituirem as raízes dentárias perdidas. Nosso organismo não rejeita os parafusos de titânio. Existem implantes de várias marcas, formas, diâmetros e modelos. O especialista em implantes, após a avaliação clínica dos clientes, vai pedir radiografias ou tomografias computadorizadas para avaliar os ossos maxilares e escolherem os implantes adequados para cada caso.

QUAIS AS PRINCIPAIS INDICAÇÕES DOS IMPLANTES DENTÁRIOS?

Os implantes dentários estão indicados para substituir desde um único dente perdido até todos os dentes, como no caso de pacientes que usam dentaduras. Nem sempre iremos instalar o mesmo número de implantes para o mesmo número de dentes perdidos. Quando existem perdas de múltiplos dentes, é muito comum instalarmos Prótese Fixas de 03 dentes sobre 02 implantes, Próteses Fixas de 05 a 06 dentes sobre 03 implantes, e até uma Dentadura Completa com 12 dentes, sobre 04 a 06 implantes, os famosos Protocolos sobre Implantes.

COMO OS IMPLANTES SÃO FEITOS?

Após a consulta clínica onde iremos avaliar as condições de saúde geral e as condições de saúde bucal dos nossos clientes, geralmente pedimos uma radiografia ou uma tomografia computadorizada, para avaliarmos a quantidade e a qualidade dos ossos maxilares que irão receber os implantes. É muito comum, principalmente em casos com múltiplas perdas dentárias, fazermos o chamado Planejamento Reverso, que é estudar primeiramente as posições que os futuros dentes ocuparão na arcada para instalarmos os implantes na melhor posição possível.

Definidas as dimensões e posições dos implantes, partimos para a chamada fase cirúrgica, onde o especialista em implantes vai instalar os implantes nos ossos maxilares. Muitos clientes ainda têm medo, receio, dessa fase. Geralmente o cliente que perdeu um dente passou por experiências ruins de dor por causa de cáries extensas, consultas de emergência por causa de dor de dente, tratamentos de canais inadequados, fraturas dentárias, infecções gengivais, culminando na perda do dente.

O que podemos assegurar é que as cirurgias para instalação de implantes são muito seguras, rápidas e indolores. Contamos na Arão Odonto com especialistas experientes, que trabalham com muita agilidade, tornando a experiência de fazer implantes realmente surpreendente. Outro fator muito importante para se ter uma experiência agradável com implantes são os cuidados do paciente no pós operatório. Um bom repouso e disciplina nos horários dos medicamentos são de fundamental importância para o sucesso do tratamento com implantes.

Fale Conosco (62) 3505-4632

Fabrício Arão - Doctoralia.com.br